Jovens de Barra Mansa

Primeiramente,
Qual é a primeira ordem do mandamento do Sábado?
Lembra-te do dia de Sábado“. Êxo. 20:8.
Se é algo para ser Lembrado é porque já existia, desde a criação do Mundo.
Qual é o dia de Sábado?
Mas o sétimo dia é o Sábado“. Êxo. 20:10.
Segundo o Novo Testamento, que dia antecede imediatamente ao primeiro dia da semana?
No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana“. Mat. 28:1
Segundo o Novo Testamento, portanto, acabara o sábado quando começou o primeiro dia da semana.
De que disse Cristo ser o Filho do homem do Senhor?
Porque o Filho do homem é o Senhor do sábado“. Mat. 12:8 , Ver também Mar. 2:28.
Guardou Cristo o sábado, quando esteve nesse mundo?
Entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-se para ler“, Lucas 4:16.
Que outros personagens Bíblicos guardavam o sábado?
Por exemplo, Paulo:
(Atos 16:13) – E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
Atos 13:14 “Mas eles, atravessando Perge para Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se”
“Porque Moisés tem, em cada cidade desde tempos antigos, os que  o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados”. Atos 15:21

Com essas primeiras respostas iniciais podemos agora prestar atenção mais ao modo de observância do sábado.
Quando, segundo a Bíblia, começa o sábado?
“Houve tarde e manhã, o primeiro dia”. “Houve tarde e manhã, o segundo dia”, etc, Ver Gên. 1:5 , 8, 13 , 19, 23 e 31.
A tarde começa “ao pôr-do-sol”. Ver Deut. 16:6, Mar. 1:32, Deut. 23:11, I Reis 22:35 e 36 II Crônicas 18:34
Reconhece a Bíblia este tempo como sendo o correto começo e fim do sábado?
“Duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado”. Lev. 23:32
Por haverem os discípulos colhido algumas espigas de trigo no sábado, a fim de matar a fome, que acusação contra eles fizeram os fariseus a Cristo?
Advertiram-nO os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados?” Mar. 2:24
Qual foi a resposta de Cristo?
“Mas Ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade, e teve fome, ele e os seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão só aos sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele? E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Mar. 2:25-27
Por haver Jesus curado uma mulher de sua enfermidade no sábado, que disse o dirigente de certa sinagoga?
O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados, e não no sábado” Lucas 13:14
Que lhe respondeu Jesus?
“Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?  Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?” Lucas 13:15-16

Por que método de raciocínio justificou Jesus os atos de misericórdia feitos no sábado?
“A seguir lhes perguntou: Qual de vós, se o filho ou o boi cair num poço, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado? A isto nada puderam responder” Lucas 14:5-6 “Qual dentro vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito fazer bem, aos sábados” Mateus 12:11-12
Por haver Jesus curado o homem no sábado, e ordenado que tomasse sua cama e andasse, que fizeram os judeus?
“E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado” João 5:16
Fato digno de nota é que por essa questão da devida observância do sábado os judeus não somente perseguiam a Jesus, mas tomaram logo conselho para O matarem. Nada menos que maldade, que finalmente culminou em sua crucifixã, engendrou-se dessa questão da observância do sábado. Cristo não observava o sábado segundo as idéias por eles mantidas para a guarda desse dia, e por isso buscavam matá-Lo. Mas eles não estão sós. Muitos hoje acariciam o mesmo espírito. porque alguns não concordam com suas idéias quanto ao dia de Repouso ou observância do sábado, buscam persegui-lo e oprimi-lo- buscam fazer leis e alianças com os poderes políicos, para compelir ao respeito às suas leis.
Que lhes respondeu Jesus?
“Mas Ele lhes disse: Meu pai trabalha até agora, e Eu trabalho também” João 5:17
As operações comuns da Natureza, como se manifestam no divino e grandioso poder mantenedor, beneficente e curativo, prosseguem tanto no sábado como em qualquer outro dia; e cooperar com Deus e com a Natureza no serviço de curar, aliviar e restabelecer no dia do sábado,  não pode, portanto, estar em desarmonia com a vontade divina, nem constituir uma violação do sábado.
“Não devemos deixar-nos arrastar pela opinião comum de que o sábado é mera instituição judaica, que foi abolido ou anulado por Cristo. Não há uma só passagem das Escrituras que prove isso. Todos os casos em que nosso Senhor Se refere ao sábado, fala contra as opiniões errôneas que os fariseus propagaram respeito de sua observância. Cristou depurou o quarto mandamento da superfluidade dos judeus… O Salvador que despojou o sábado das tradições judaicas e que tantas vezes esclareceu o seu sentido, não pode ser inimigo o quarto mandamento. Pelo contrário, Ele o engrandeceu e exaltou.” J. C. Ryle.
Segundo Isaías, que devia Cristo fazer com a Lei ?
“Engrandecerá Ele a lei e a fará ilustre” Isaías 42:21
Em nada, talvez, foi isto mais flagrantemente cumprido do que no assunto da observância do sábado. Por suas tradições numerosas, regulamentações e restrições insenstas, os judeus haviam feito do sábado um fardo, e tudo menos um deleite. Cristo removeu tudo isso, e por Sua vida e ensinos repôs o sábado em seu lugar e posição originais, como dia de adoração e beneficência, dia para nele fazerem-se atos de caridade e de misericórdiam bem como empenhar-se na contemplação de Deus e em atos de devoção. Assim, engrandeuceu Ele a lei e a tornou ilustre.
Um dos mais salientes aspectos de todo o ministério de Cristo foi este grande trabalho na reforma do sábado. Cristo não aboliu o sábado, não fez mudança do dia, mas libertou-o do monturo de tradições, de falsas idéias e superstições com que havia sido sepultado, e pelas quais fora rebaixado e desviado do conduto de bênçãos e serviço prático para o homem, que estava no desígnio de seu Autor que ele fosse. Os fariseus haviam posto a instituição acima do homem e contra ele.
Cristo inverteu a ordem e disse: ” O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”. Mostrou destinar-se ele a concorrer para a felicidade, conforto e bem-estar, tanto do homem como dos animais!
Devido às falsas idéias mantidas pelos judeus quanto ao sábado e sua observância, e o conflito que em consequência disso Cristo com eles mantinha, muitos dos seguidores de Cristo(inclusive na atualidade), foram introduzidos ao erro de rejeitar o próprio sábado como sendo judaico, e, sem qualquer mandamento divino ou autoridade escriturística, a pôr em seu lugar outro dia.
Portanto, podemos perceber que o sábado foi feito por causa do homem, Jesus Cristo guardava o sábado e tentou modificar a forma como os fariseus guardavam o sábado, pois os fariseus colocavam o homem em cima do sábado. Outros personagens, no Novo Testamento, guardavam o sábado também, por isso, percebemos que a instituição sabática não é nada apenas do ‘Antigo Testamento’, o próprio mandamento diz : “Lembra-te do dia de sábado(..)”, se diz ‘lembra-te’ é porque já existia. Existia desde o princípio, desde a criação do Mundo.
A Lei não foi mudada, como podemos ver em
Romanos 7:7:
“Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.”
Lucas 16:17
E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei.
Passagens do Antigo Testamento sendo repetidas no primeiro…
Sendo a Lei Justa e Boa:
Romanos 7:12
“Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom”
E quem ama a Deus:
1 João 5:1-4

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,
porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
Para estudarmos melhor um texto Bíblico não devemos apenas escolhermos um texto e pronto. Devemos ver tudo em relação ao contexto e em relação a  vários textos.